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Tecnologia

O Poder das mídias sociais e das novas tecnologias para ajudar em um melhor posicionamento do agronegócio frente a sociedade urbana.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no ano passado, o PIB (Pr...

Mão utilizando rede social em um campo de plantação
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De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro avançou 24,31%, comparado ao ano anterior, e teve participação de 26,6% no PIB do país – em 2019, foi de 20,5%. Isso representou, em valores monetários, quase R$ 2 trilhões – o PIB brasileiro totalizou R$ 7,45 trilhões em 2020.

A agricultura brasileira no ano de 2021 alimentou 1,5 bilhão de pessoas, ou seja, um em cada 4 pessoas no mundo consumiram nossos alimentos, tudo isso em uma agricultura muito competitiva e acima de tudo sustentável. Nós utilizamos apenas 30,2 % de nosso território para a agropecuária: Sendo 21,2% para as pastagens, 1,2% para florestas plantadas e 7,8% para a agricultura. Temos 66,3% de nosso país ainda protegidos e desse total 25,6% são preservados pelos próprios agricultores, graças a uma legislação ambiental moderna e atuante.            

Temos um agricultor cuja idade média fica cada vez mais jovem, e isso facilita a adoção de tecnologias, que traz cada vez mais, maior produtividade, maior preservação ambiental e maior impacto social a todos os envolvidos. Cada vez mais o assunto ESG está na pauta de nosso agronegócio e isso virou uma cartilha seguida por todos nós jogadores do setor.

O grande problema é que não conseguimos informar e nos comunicar com a sociedade sobre como produzimos os alimentos e temos que a todo momento combater mentiras e inverdades sobre como fazemos essa produção. As discussões são feitas de forma insensata e imatura e a maior responsável por isso é a democratização das mídias sociais. 

E ao contrário de muitos, que querem calar as mídias sociais para controlar a narrativa eu sou a favor dessa democratização o que dá a capacidade a todos de emitir a sua opinião, como eu estou fazendo aqui nesse artigo. 

Mas como melhorar a nossa influência e de que forma podemos romper a nossa “bolha” para atingir a nossa população com fatos e dados. Sempre vejo pessoas da cidade criticando os agricultores pelo uso de agroquímicos e esquecendo de que somos um dos maiores consumidores de remédios sem prescrição médica, vejo as pessoas da cidade criticando como preservamos as nossas florestas e sem cobrar as autoridades sobre os esgotos a céu aberto que correm em nossas cidades, ou seja, as pessoas dos grandes centros dominam a comunicação e é muito mais fácil acusar do que ter uma visão mais crítica sobre si mesmo.

Em recente estudo eu tive a curiosidade de saber quantos seguidores as empresas de agronegócio no Brasil tinham em suas mídias sociais, peguei as maiores empresas de proteção de cultivos, as maiores cooperativas e os maiores distribuidores, conforme os quadros abaixo.

Se pegarmos a soma de todos os seguidores desses 3 setores, teremos 11,3 Milhões de pessoas e isso com certeza com pessoas que seguem várias dessas empresas como eu, que sigo a maioria delas, ou seja esse número é bem menor que o refletido nesses quadros.

Somente para efeito de comparação, existe no Brasil um grande influenciador digital que tem em seu publico crianças e adolescentes, uma plataforma com 43 Milhões de seguidores somente no Youtube, ou seja quase 4 vezes o total de pessoas dos principais players do agronegócio, e muitas vezes sem nenhuma autoridade para falar do agronegócio faz vídeos e publicações criticando o nosso setor sem nenhum estudo cientifico e atira inverdades e falsas acusações no setor. Como exemplo, temos diversas matérias sobre que o Brasil é o maior consumidor de agroquímicos do mundo sem saber que aqui ao contrário dos países de clima temperados temos de 2 a 3 safras por anos, ou seja, o combate a pragas, doenças e plantas daninhas é muito mais difícil, ou as falácias sobre o aumento de CO2 pela flatulência de nossos bovinos.

Por mais que fazemos uma agricultura competitiva e sustentável será difícil lutar contra essa narrativa de desinformação e de ataque ao nosso negócio. Não seria difícil para os influenciadores digitais pesquisar os trabalhos da Embrapa, de universidades como USP/ESALQ, UNESP ou ouvir autoridades como o Dr Evaristo de Mirando ou Dr Gustavo Spadotti que possuem imagens, dados e conhecem o agronegócio brasileiro como ninguém no mundo e nos ajudar a divulgar o quanto o nosso agronegócio é pujante, competitivo e o setor mais brilhante de nossa economia, mas desinformar e atacar é muito mais fácil e parece que reverbera mais.

A minha conclusão é que hoje “evangelizamos os que já são evangelizados”, ou seja, falamos sobre como produzimos, como respeitamos a natureza e as regras estabelecidas para quem já conhece o agronegócio. As vezes a comunicação que queremos impor pode soar pesada a quem não pertence ao setor, como a que uma grande rede de televisão fez aqui no Brasil: “Agro é pop. Agro é tech” que eu achei fantástica, por ser do setor, mas pode passar um pouco de prepotência ou de arrogância.

As vezes por maldade ou ideologia as pessoas atacam o nosso agronegócio. Temos um agronegócio produtivo, estamos nos top 10 na maioria dos alimentos consumidos pelo planeta, somente o agricultor preserva 25% do território nacional e onde temos a agricultura temos os maiores índices de IDH do Brasil (Verde e azul no mapa), e também as menores taxa de desemprego também estejam nessas áreas. 

Mas o que fazer diante de todas essas adversidades que enfrentamos ao nos comunicarmos com o mercado?

  • Aumentar a nossa presença nas mídias sociais e buscarmos uma comunicação mais simples, mais transparente e menos arrogante
  • Interagirmos mais com esses influenciadores digitais e buscar o apoio e suporte deles com fatos e dados
  • Maior interação nas escolas mostrando os impactos da nossa agricultura na economia, no ambiente e no aspecto social. 
  • Maior divulgação e ajuda do setor na distribuição de livros elucidativos como os Nicholas Vital, Marcos Fava, Xico Graziano,  que deveriam estar em todas as escolas brasileiras. Os livros são verdadeiras enciclopédias e em linguagem simples para ajudar a entender o nosso agronegócio.

     

   

Não podemos esperar alguém ou algum ser “divino” vir e ajudar nisso, precisamos como atuantes do setor, mobilizar e começar a agir, e aqui relato um exemplo do que aconteceu em 2017, onde um grupo de amigos que atuam no universo agro, ao encontrar muita dificuldade em obter informações relevantes e imparciais a respeito de boas práticas na agricultura, criaram a YouAgro

Essa startup do agronegócio, é uma rede social, onde os usuários podem trocar experiências profissionais e ter acesso a um conteúdo relevante. A comunidade, instituições de pesquisa e empresas, compartilham informações relevantes de uma forma imparcial e colaborativa e tem como principal objetivo oferecer um ambiente seguro e focado no que realmente importa encontrando meios para obter boa lucratividade em sua atividade, de forma sustentável.

Embora as pessoas tenham ocupado espaços e gastem inúmeras horas dentro das redes sociais, o fluxo de conteúdo irrelevante é muito intenso. Além de correntes e fakenews, somos constantemente bombardeados por anúncios de compra, sugestões e coleta de dados. Em vez de navegar tranquilamente e realmente se conectar e trocar experiências, as redes se tornaram ambientes de convite de curtidas, comentários e likes que realmente não tem significado.

O mundo está cada vez mais ligado em como nossos alimentos são produzidos e nos prováveis impactos causados no meio ambiente e nas comunidades rurais. Assim, os consumidores, estudantes, agricultores, pesquisadores e profissionais da cadeia de produção de alimentos precisam estar sintonizados e bem-informados.

Assim como esse grupo de profissionais ou dos renomados escritores que aqui mencionei, nosso papel é o de trazer a melhor informação para nossa comunidade, através das mais diversos canais e formatos e as mídias sociais e as novas tecnologias são fortes aliados para esse nosso propósito.

Renato Seraphim
CEO @ Vale Ouro Biotec

Engenheiro agrônomo, graduado pela Unesp Jaboticabal (SP), pós-graduado em Marketing pela FGV, possuo diversas especializações em agronegócio (PENSA - USP, FDC, INSEAD e Purdue University)

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